Em um mercado imobiliário cada vez mais competitivo, a apresentação do seu imóvel desempenha um papel importante na atração de compradores. Uma prática que tem se destacado nesse cenário é o Home Staging, uma estratégia que vai além da simples decoração e visa maximizar o potencial de venda ao valorizar cada detalhe do espaço.
Segundo a designer de interiores Ellen Geisse, as técnicas de Home Staging também devem ser incorporadas em projetos de design de interiores. “Eu vejo que grande parte das técnicas utilizadas no Home Staging faz parte de um bom projeto de design de interiores, como a busca de valorização do imóvel através da iluminação, escolhas de cores, tecidos e mobiliários que tragam conforto visual e físico, materiais que facilitem a limpeza e as manutenções futuras, o estudo de layout propondo mobiliários adequados ao uso e valorizando a arquitetura existente. Exceto pelo fato de que, em um projeto de interiores, procuramos atender de forma minuciosa à personalidade do cliente, trazendo as lembranças e itens que fazem parte da sua história de vida para o ambiente. Em um projeto de Home Staging, não há essa personalização. Ele necessita de uma decoração neutra, e a estratégia é que a pessoa se sinta atraída pelo imóvel, percebendo que este lugar pode ser seu futuro lar e que ela possa criar memórias ali”, comenta a designer.
A relação entre Home Staging e valorização do imóvel é clara. Ao destacar os pontos fortes da propriedade e minimizar eventuais imperfeições, o ambiente se torna mais atraente aos olhos dos compradores. Estudos revelam que imóveis submetidos a esse processo têm uma taxa de venda mais rápida e, em muitos casos, alcançam valores mais elevados.
De acordo com uma pesquisa realizada pela National Association of Realtors (NARS, EUA), a implementação da técnica impacta em média em 15% o valor dos imóveis se comparados a outros similares, já que tem o poder de evidenciar os pontos fortes do imóvel e de disfarçar seus pontos frágeis.
“O Home Staging desempenha um papel fundamental na criação das primeiras impressões positivas do imóvel. É ele quem encanta e agiliza o processo de venda, pois é projetado para proporcionar uma experiência acolhedora, permitindo que o cliente se visualize facilmente naquele espaço. Além disso, costumo lembrar os clientes que a sua importância se estende à produção de fotos para divulgação, desempenhando um papel importante em atrair o cliente para conhecer pessoalmente o imóvel”, enfatiza Ellen.
No que diz respeito ao processo de Home Staging, a harmonização de cores, mobiliário e decoração podem auxiliar a criar uma atmosfera atrativa para vender um imóvel rapidamente. “Em meus projetos, busco uma abordagem com cores neutras, mas com contrastes estrategicamente aplicados para realçar e direcionar o olhar para elementos atrativos do imóvel. A escolha de mobiliários, materiais e cores é cuidadosamente planejada para estar em harmonia com o estilo da propriedade, sua localização e finalidade. Mesmo sem conhecer o futuro comprador, adoto a criação de uma persona para orientar escolhas assertivas, garantindo que o ambiente seja atrativo para um público amplo e potencialize as chances de sucesso na venda”, explica.
Ao adotar práticas simples e eficazes de Staging, os potenciais compradores conseguem visualizar seu estilo de vida no ambiente. Os detalhes e acessórios na decoração tornam ainda mais fácil para o comprador se imaginar em situações cotidianas no espaço.
“Alguns itens decorativos têm o poder de criar atmosferas específicas. Por exemplo, ao compor uma cena acolhedora em uma sala de cinema, podemos usar mantas, almofadas, bandejas com doces e pipoca, iluminação suave e a TV exibindo sugestões de filmes. Outra alternativa seria uma mesa pequena para dois lugares, criando um ambiente perfeito para um café da manhã, com um belo jogo americano, flores frescas do jardim, velas e o aroma envolvente do café. Esses toques proporcionam uma experiência sensorial que amplia a conexão emocional do comprador com o espaço”, exemplifica Ellen.
Ao considerar a venda de um imóvel, o Home Staging surge como uma estratégia que vai além da estética, impactando positivamente o valor percebido pelos compradores. Essa tendência não apenas acelera o processo de venda, mas também valoriza seu imóvel e otimiza os retornos financeiros.